Por Hugo Montenegro (Vice presidente ABK/Diretor de Kiteboarding Course Race Brasil)
Dois Relatórios oficiais foram lançados pela ISAF/IKA após Kiteboarding Trials 2016 em Santander 21-25 de Março de 2012.
Na conferência anual da ISAF em Novembro de 2011,o conselho aprovou a recomendação da ISAF para que fosse nomeado um comitê para avaliar o formato e implicações para o gerenciamento de eventos de Kiteboarding.
Na reunião de fevereiro (2012) da ISAF ,foram nomeados alguns membros para avaliarem o nosso esporte em Santander:
Kamen Fillyov- Presidente da Comissão de Windsurf e Kitesurf ISAF
Bruno de Wannemaeker- Comissão de Equipamentos da ISAF
MIchael Gebhardt-
MarKus Schwendtner- Secretário Executivo IKA.
Este grupo elaborou um relatório técnico com base no que foi feito neste evento.
O comitê executivo também preparou um relatório com observações sobre Windsurf,Kitesurf e que será apresentado na reunião de "meio de ano" da ISAF.
O grupo de avaliação agradece ao Centro de Alto rendimento Príncipe Felipe ,aos membros da comissão formada responsável pela avaliação pelo árduo trabalho e ao entusiasmo e empenho dos profissionais do kiteboarding que estiveram presentes (No total haviam 17 concorrentes, 11 homens e 6 mulheres representando 11 países BRA, CAN, ESP,GBR, GER, ITA, NED, POL, THA, TUR, EUA e 4 continentes -Ásia, Europa, América do Norte,América do Sul.)
ÁREAS DE AVALIAÇÃO:
1.Gerenciamento de Regatas e Formato:
(A) Não há problemas para a ISAF incluir o Kiteboarding a partir do ponto de vista de "gestão de corridas". Não há suporte extra,recursos adicionais e instalações são necessárias.
(B) Sistema de partida de acordo com a regra 26, com 5 minutos de intervalo.As cores de sinalização são alteradas -Vermelho,Amarelo e Verde (como usadas em Nascar Racing).
(C)As regatas são organizadas utilizando as regras de regatas a vela da ISAF com as alterações conforme o apêndice BB -Regras de Regatas de Kiteboarding.
(D) Detalhes sobre formatos pode ser visto em relatório técnico preparado pela Equipe de avaliação. No entanto a Comissão de Windsurf e Kitesurf deve fazer a avaliação final.
(E) O Kiteboarding pode oferecer diversos tipos de formatos,podendo as séries serem realizadas bem próximas a praia,com tempos curtos, e várias opções de formato: Short Track,Slalom,Course Race e Enduro- Todos estes formatos foram testados com exito!!
EVENTOS DO COMITÊ:
(F) As regatas são curtas e rápidas. Os percursos podem facilmente serem ajustados perto da praia para aumentar a mídia e espectadores.
2. GESTÃO DE EVENTOS
(A) Os Requisitos são mínimos para se organizar um evento.
(B) Com pouco vento(3-4 knots) impedem que as competições aconteçam (kites podem cair na água)
(C) Identificação dos kites e competidores por parte dos jurados e comissão de regatas devem ser levados em consideração.
(D) As questões de segurança são diferentes para Kiteboarding, será essencial ter uma equipe bem treinada na área de regata (tamanho dos barcos da CR,linhas emaranhadas,kites rasgados...)
3.ÁREAS PARA A ISAF OBSERVAR:
(A) Course Race é apenas uma pequena parte do esporte,então a ISAF deve trabalhar em contratos para garantir que o Kiteboarding em eventos da ISAF é evento ápice e que o calendário estará protegido.
(B) No momento,muitas Associações Nacionais (NKAs) não tem nenhuma relação formal com as Confederações Nacionais(MnAs)
(C) Questões de segurança devem ser desenvolvidos.
RECOMENDAÇÕES:
(A) O Kiteboarding está pronto para ser incluído em eventos da ISAF - Tanto homens como mulheres.
(B) Com a introdução dos eventos de Kiteboarding a eventos da ISAF, a ISAF e a IKA podem trabalhar juntas para promover uma nova disciplina da vela,finalizar regras de equipamentos, segurança e competições,desenvolver novos formatos e oportunidades para o público e alinhar as Associações Nacionais com as Confederações Nacionais.
(C) O Kiteboarding pode adicionar um novo interesse a vela sendo incluso no ISAF Sailing world e ISAF World Championships,ajudando a promover a vela para a mídia e para o COI.
Efetivamente,o Kiteboarding pode ser um oportunidade real para ajudar a promover a vela.
(D) Como as questões de segurança são diferentes,é essencial ter uma equipe bem treinada na área de regata.
Os relatórios e recomendações seguirão agora para a Comissão de Equipamento e Comitê de Eventos que se reunirá na reunião semestral da ISAF em Stresa/Itália de 3 a 6 de maio.Onde o conselho da ISAF irá tomar a decisão final levando em conta as recomendações do comitê.
Mais informações sobre o documento técnico elaborado:
http://www.sailing.org/38220.php
Nayara L (Atleta) Hugo Montenegro(Técnico e representante ABK) |
Bons Ventos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário