sábado, 21 de abril de 2012

2016 Kiteboarding Format Evaluation Report Released!

Por Hugo Montenegro (Vice presidente ABK/Diretor de Kiteboarding Course Race Brasil)




Dois Relatórios oficiais foram lançados pela ISAF/IKA após Kiteboarding Trials 2016 em Santander  21-25 de Março de 2012.




Na conferência anual da ISAF em Novembro de 2011,o conselho aprovou a recomendação da ISAF para que fosse nomeado um comitê para avaliar o formato e implicações para o gerenciamento de eventos de Kiteboarding.
Na reunião de fevereiro (2012) da ISAF ,foram nomeados alguns membros para avaliarem o nosso esporte em Santander:


Kamen Fillyov- Presidente da Comissão de Windsurf e Kitesurf ISAF
Bruno de Wannemaeker- Comissão de Equipamentos da ISAF
MIchael Gebhardt- 
MarKus Schwendtner- Secretário Executivo IKA.


Este grupo elaborou um relatório técnico com base no que foi feito neste evento.
O comitê executivo também preparou um relatório com observações sobre Windsurf,Kitesurf e que será apresentado na reunião de "meio de ano" da ISAF.


O grupo de avaliação agradece ao Centro de Alto rendimento Príncipe Felipe ,aos membros da comissão formada responsável pela avaliação pelo árduo trabalho e ao entusiasmo e empenho dos profissionais do kiteboarding que estiveram presentes (No total haviam 17 concorrentes, 11 homens e 6 mulheres representando 11 países BRA, CAN, ESP,GBR, GER, ITA, NED, POL, THA, TUR, EUA e 4 continentes -Ásia, Europa, América do Norte,América do Sul.)




ÁREAS DE AVALIAÇÃO: 


1.Gerenciamento de Regatas e Formato:


(A) Não há problemas para a ISAF incluir o Kiteboarding a partir do ponto de vista de "gestão de corridas". Não há suporte extra,recursos adicionais e instalações são necessárias.


(B) Sistema de partida de acordo com a regra 26, com 5 minutos de intervalo.As cores de sinalização são alteradas -Vermelho,Amarelo e Verde (como usadas em Nascar Racing).


(C)As regatas são organizadas utilizando as regras de regatas a vela da ISAF com as alterações conforme o apêndice BB -Regras de Regatas de Kiteboarding.


(D) Detalhes sobre formatos pode ser visto em relatório técnico preparado pela Equipe de avaliação. No entanto a Comissão de Windsurf e Kitesurf deve fazer a avaliação final.


(E) O Kiteboarding pode oferecer diversos tipos de formatos,podendo as séries serem realizadas bem próximas a praia,com tempos curtos, e várias opções de formato: Short Track,Slalom,Course Race e Enduro- Todos estes formatos foram testados com exito!! 


EVENTOS DO COMITÊ:


(F) As regatas são curtas e rápidas. Os percursos podem facilmente serem ajustados perto da praia para aumentar a mídia e espectadores.


2. GESTÃO DE EVENTOS


(A)  Os Requisitos são mínimos para se organizar um evento.


(B) Com pouco vento(3-4 knots) impedem que as competições aconteçam (kites podem cair na água)


(C) Identificação dos kites e competidores por parte dos jurados e comissão de regatas devem ser levados em consideração.


(D) As questões de segurança são diferentes para Kiteboarding, será essencial ter uma equipe bem treinada na área de regata (tamanho dos barcos da CR,linhas emaranhadas,kites rasgados...)




3.ÁREAS PARA A ISAF OBSERVAR:


(A) Course Race é apenas uma pequena parte do esporte,então a ISAF deve trabalhar em contratos para garantir que o Kiteboarding em eventos da ISAF é  evento ápice e que o calendário estará protegido.


(B) No momento,muitas Associações Nacionais (NKAs) não tem nenhuma relação formal com as Confederações Nacionais(MnAs)


(C) Questões de segurança devem ser desenvolvidos.




RECOMENDAÇÕES:

(A) O Kiteboarding está pronto para ser incluído em eventos da ISAF - Tanto homens como mulheres.


(B) Com a introdução dos eventos de Kiteboarding a eventos da ISAF, a ISAF e a IKA podem trabalhar juntas para promover uma nova disciplina da vela,finalizar regras de equipamentos, segurança e  competições,desenvolver novos formatos e oportunidades para o público e alinhar as Associações Nacionais com as Confederações Nacionais.


(C) O Kiteboarding pode adicionar um novo interesse a vela sendo incluso no ISAF Sailing world e ISAF World Championships,ajudando a promover a vela para a mídia e para o COI.
Efetivamente,o Kiteboarding pode ser um oportunidade real para ajudar a promover a vela.


(D) Como as questões de segurança são diferentes,é essencial ter uma equipe bem treinada na área de regata.



                                                 
Os relatórios e recomendações seguirão agora para a Comissão de Equipamento e Comitê de Eventos que se reunirá na reunião semestral da ISAF em Stresa/Itália de 3 a 6 de maio.Onde o  conselho da ISAF irá tomar a decisão final levando em conta as recomendações do comitê.




Mais informações sobre o documento técnico elaborado:


http://www.sailing.org/38220.php
Nayara L (Atleta) Hugo Montenegro(Técnico e representante ABK)




Bons Ventos!

Resultados 2º dia PKRA México Race!


Algumas mudanças de posição no 2º dia,porém,as 3 primeiras posições ainda continuam nas mãos dos Americanos,provando o domínio que eles exercem atualmente no esporte.
Entre as menina,a Holandesa continua á frente.

Velocidade do vento: 9-13knots
Amanhã mais resultados!

Bons Ventos!

Fonte: Prokitetour.com


Diversidade de pranchas!

Bryan Lake-Agora na Vice Liderança!!


sexta-feira, 20 de abril de 2012

PKRA Etapa México - Resultados 1º Dia!!


De 19 a 22 de Abril a praia Mexicana "Del Carmen" estará recebendo alguns dos melhores riders do circuito mundial para disputar a 1ª etapa do circuito PKRA. Este circuito,não vale o título mundial ,porém conta pontos para o ranking, é muito importante para a preparação dos atletas que pretendem buscar o título mundial durante Course Racing World Championships ,que já tem data e lugar marcado: Será início de Outubro na cidade de Sardenha/ItáLia.

 Eu optei não estar presente neste evento,irei apenas para algumas etapas na Europa,pois lá é onde posso competir com minhas principais adversárias e,enfim estarei presente para a disputa do título mundial na Itália,para isto,venho me preparando treinando diariamente.

Lá no México,o primeiro dia foi realizado apenas uma regata,o vento variou bastante e os riders variaram os tamanhos dos kites entre 9m e 17m. Entre os homens John Haineken(USA) chegou em 1ª seguido por Adam Koch(USA) e Ricardo Lecesse(CoL). Entre as meninas,Katja Roose chegou na frente.



Bons Ventos!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Essa última semana que passou foi bem especial...

Primeiro que o vento esteve presente,o que permitiu velejar todos os dias e,poder fazer isto com minhas amigas Tati "Japa" Nishida, Raquel ,Bia e Júlia(de Santos -além de velejadora, praticante de SUP (SUPCLUB). ) torna tudo ainda bem mais legaL!
Foi uma semana bem divertida!
Além disto,agora já estou com mais experiência com os novos materias de Kite Race da North e posso comentar um pouco mais sobre estes: Realmente são muito bons para competir!!
O quiver é o seguinte:

Rebel 6/8
Dyno 10/13/15/17

O Dyno é um excelente kite,mantem-se voando extremamente impecável em dias de vento fraco. Sinceramente,fica até difícil de acreditar que o kite consegue se manter no ar com tão pouco vento...Com 7/8knots já é possível estar na água,velejando;Em cantos onde o vento é mais "gelado e denso" acredito que com 5/6 knots já seja possível velejar,passear. Além desta característica,tem um comando de barra bem leve,confortáveL.

A prancha LTD 2012 tem um ângulo de orça muito bom,além de se manter muito estável em todas as direções;A nova configuração de alças na polpa da prancha permitiu que a "perna de velocidade"(través) se tornasse bem mais confortável,o que dá mais segurança para competir. Irei testar agora um novo jogo de quilhas que Hugo esta preparando.Serão quilhas de carbono,com tamanhos entre 40 a 43cm. Acredito que iremos conseguir ainda um melhor rendimento.

O objetivo está traçado.
Agora é continuar com o foco para o Campeonato mundiaL.

Júlia - Evolução

Tati- Alegria na água!

Bia,vencendo mais um desafio!


Eu e Tati_ Em uma de nossas tantas conversas!!
Bons Ventos!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Kitesurf e Olimpíadas!




     De 21 a 25 de Março de 2012 foi realizado no Centro Esportivo de Alto Rendimento Príncipe Felipe que fica na cidade de Santander/Espanha o ISAF Kiteboarding trials.

    18 velejadores de 10 países e 4 continentes diferentes foram convidados pela ISAF/IKA para juntamente com um corpo técnico formado por representantes destas entidades decidirem sobre formatos e cursos que serão utilizados em uma possível inclusão do esporte nos jogos olímpicos de 2016 e no Isaf World Cup.

    Representando o Brasil neste evento tivemos a atleta Paraibana Nayara Licarião,que foi convidada entre as 6 atletas selecionadas, e o vice presidente da ABK (associação brasileira de Kitesurf) Hugo Montenegro, que também desempenha a função de diretor de Race no circuito brasileiro e técnico da atleta.

O evento foi muito positivo para o esporte junto a ISAF (confederação de vela mundial), conseguimos provar que o kitesurf tem uma navegabilidade similar a qualquer outra classe de vela,que é um esporte seguro,atual e que realmente já estamos muito organizados,com regras claras e bem definidas, Prontos para sermos incluídos nos jogos mundiais da ISAF ( ISAF sailing World Cup) e Olimpíadas.

 O principal objetivo deste encontro, além dos testes de formato, era este. Fazer bonito junto ao corpo de avaliação da ISAF para provar que não iremos decepcionar numa possível inclusão nos jogos olímpicos de 2016. E,tenho certeza que os atletas conseguiram passar isto para o Presidente da entidade Goran Petersson e a Vice Presidente Teresa Lara e demais integrantes da comissão presente.

Meeting com atletas
Além do kitesurf,também estava acontecendo testes de outras classes a vela:
Foram testados:
6 equipamentos diferentes para a classe SKIFF feminino,
7 Equipamentos para a classe multi casco misto.

  O encontro com outras classes a vela acabou sendo muito bom para o KITESURF, já que ficamos muito entrosados, integrados com outros velejadores de outras classes, e pudemos expor e mostrar um pouco mais do esporte para o mundo da vela!

    No primeiro dia (Quarta feira 21),tivemos um "meeting" de apresentação no CEAR Centro Esportivo de Alto Rendimento Príncipe Felipe (É uma estrutura incrível que a equipe de vela Espanhola utiliza para se preparar para as Olimpíadas e competições)- Foi exposto o objetivo deste encontro,uma apresentação dos integrantes e atletas e os primeiros  formatos que seriam testados:


 ---  Um circuito de Course race tradicional (barlavento -sotavento)
 ---  Um circuito de SLALOM tradicional.

Como o dia amanheceu chuvoso e sem nada de vento, não foi possível sair do centro e executar os testes. Ficamos então a espera de melhores condições para o dia seguinte.

Foi o que aconteceu na quinta feira 22/03, após uma pequena reunião fomos a praia de El Sardineiro, o vento estava bem fraco, 6 a 7 knots, e todos os riders estavam utilizando seus maiores kites, montei o Dyno 17 e o Dyno 15 (2012)- Porém utilizei em todos os percursos somente o 17.
Sai-me muito bem! Nas regatas de course race fiquei ambas em 2º lugar,muito próximo de Steph,(1ºlugar)... Nas de Slalon fiquem em 2ª e 3ª. Considerando ser a primeira vez que velejei nos equipamentos, foi um grande resultado, fiquei muito feliz e confiante.

Equipamentos
Campanha do VIPER para os jogos do RIO 2016.


















No terceiro dia, o vento estava um pouco mais forte e foi aumentando gradualmente durante  todo o dia. Utilizei os kites DYNO 15,13 e 10m. Foram realizadas várias provas de diferentes circuitos. Tivemos circuitos "Short track", barlavento-sotavento bem pequeno e com largada em través, um trapézio, entre outras variações,inclusive um circuito "slalon" que, na chegada teria que se "Pular"- O que foi bem engraçado (saltar com quilhas de 40cm) mais totalmente reprovado pela maioria absoluta dos atletas.   Foram realizadas 10 regatas para cada atleta. Às vezes competiam todos juntos (homens e mulheres) e outras divididos em grupos - 2 Grupos de 6 homens e um grupo de 6 mulheres. Também tivemos testes com o tempo de largada: Algumas vezes 5min outras 3min com variações de bandeiras.
Bahia de Santander

Como foram realizadas várias regatas, não sei dizer ao certo o resultado, também não foi divulgado os resultados deste dia! Porém, em todas as regatas as posições entre as 4 primeiras atletas alteravam muito. Penei um pouco nas pernas de Down Wind, por falta de costume com as novas configurações da prancha North 2012.

Eu e Alice Brunacci (Itália)
Foi um dia produtivo mais bem cansativo. Após a série de regatas, voltamos ao Centro de Alto Rendimento para discutirmos os principais assuntos- Falamos sobre "jumps", slalom, tempos de largada, quantidade de 

atletas... Enfim, dicas valiosas para se decidir sobre um circuito!

Eu e Steph Bridge (GRB)
No quarto dia (24 sábado) foi um dia de integração e exposição de materiais no CEAR. Mostramos para os Dirigentes da ISAF pranchas, trapézios,como se infla os kites,sistemas de desconexão... Enfim, o kite foi exposto para aqueles que decidem e tem influências sobre a inclusão do esporte nos circuitos mundiais ISAF e nas olimpíadas. 
Após uma foto oficial do evento, foi hora de velejar junto aos Multi cascos e Skiff- Um sucesso e muito bom para o kitesurf os atletas poderem expor o esporte para as autoridades da ISAF!

Para o domingo último dia do evento (25 de março), foram definidos 2 circuitos para testarmos e treinarmos em cima disto para o mundial da Itália em Outubro e demais competições a nível mundial.
O primeiro circuito:
BOX SLALOM COURSE - Muito bom este circuito, pois além de ser bastante técnico, adiciona uma pitada de emoção, já que testa também a habilidade do atleta para manusear o kite/prancha e ser bem rápido em bordos/Jibes.

MEDAL RACE- O segundo circuito, que será realizado numa série de medal race, apenas para atletas classificados nas eliminatórias, é um circuito "barlavento-sotavento" curto e com uma largada/chegada em través. Um circuito rápido, que nos testes se mostrou ser bem disputado e emocionante.

Assim encerrou-se este evento com grandes vitórias do esporte rumo as Olimpíadas Rio 2016!
Agora o corpo técnico da ISAF vai elaborar um relatório para a reunião semestral da  ISAF (no meio do ano) para saber como irá ficar a questão do windsurf/kitesurf já que por enquanto temos apenas um par de medalhas para uma das classes ou ambas as classes. Está se tentando junto ao Comitê Olímpico Internacional mais um par medalhas para a vela, assim incluiria os dois esportes nas Olimpíadas. Caso isto não seja possível, será uma disputa política e que envolverá várias outros pontos.

Love in Santander!
A presença da equipe brasileira foi de grande importância para o esporte nacional, pois com certeza teremos um Circuito nacional atual e que dará aos atletas brasileiros a oportunidade de estarem atualizados e bem preparados para as disputas internacionais.


Velejando!


 Falando um pouco da cidade de Santander- O que posso dizer é que fiquei bastante encantada com a cidade! Muito organizada,de pessoas bem acolhedoras...é uma cidade que tem muitas embarcações a vela,além de uma escola técnica náutica e vários museus com temas náuticos.  Fiquei bastante impressionada como a população tem o hábito de velejar,nos fins de semana a quantidade de embarcações na água é impressionante...Um sonho de ver esta cultura de velejar!!!

Curti bastante com Hugo que,assim como eu gostou bastante e com certeza é um lugar que adoraria ir novamente,e se Deus quiser estaremos de volta no campeonato mundial da ISAF 2014....Tenho convicção que o Kite surf já estará neste evento e eu poderei estar representando novamente meu País.

De volta a João Pessoa a sessão de treinos 
já começou,e o próximo post será a respeito 
dos novos equipamentos da North que recebi durante esta viagem- Equipamentos específicos para a categoria KiteRace  - Kites DYNO e prancha NORTH LTD 2012!! Irei passar esta semana treinando e deixar um feedback dos equipamentos!!

Para finalizar,gostaria de deixar meu agradecimento a algumas pessoas que mais uma vez contribuíram para que tudo isso fosse possível...


Todos os meus amigos - em especial Nicolas e Karla pela força que sempre nos dão ao cuidarem tão bem dos nossos cachorrinhos Kira e Bob e nos deixar tranquilos! 


A minha família toda,e a minha família do meu maridão- Pela força,incentivo,apoio,ensinamentos e toda essa estrutura que nos fez como base!!


E em especial aos meus patrocinadores:




                                                   


                           







Bons Ventos a todos!!




Sobre:
Nayara Licarião Nayara Licarião- Atleta Brasileira de Kitesurf---"Navegar é preciso,Viver não é preciso"